Endereço
Prof. João Mazzarotto, 755, Curitiba, PR, Brasil

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 8h- 17h

legalização consular

Legalização Consular na exportação para os países árabes

Saiba como funciona a legalização consular de documentos na exportação para aos países árabes

Quando o assunto é exportação para os países árabes as empresas precisam se atentar às normativas adotadas pelos países pertencentes à Liga Árabe.

Continue lendo para conferir.

Quais são os países árabes?

É comum o equívoco em achar que todos os países do Oriente Médio são chamados árabes, pois apenas 22 países participam da Liga Árabe e podem ser chamados como tal.

A Liga Árabe é uma organização formada com o objetivo de ampliar a cooperação e estreitar os laços entre os países membros.

Fazem parte da Liga Árabe os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria (suspensa), Somália, Sudão e Tunísia.

O que é legalização consular de documentos na exportação?

A legalização consular é uma formalidade que confirma a autenticidade de um documento nos padrões internacionais exigidos. No caso dos países árabes a legalização também é conhecida como Chancela Árabe ou Selo Árabe.

Estes são os principais documentos que precisam da chancela árabe:

  • Fatura Comercial
  • Paking List
  • Certificado de Origem
  • Certificado fitossanitário
  • Certificado Halal

 

Como fazer a legalização consular na exportação para os países árabes

Os passos do processo de legalização consular podem sofrer pequenas alterações mas em geral consiste em enviar os documentos originais para uma câmara de comércio e depois receber os documentos certificados.

Como o trâmite envolve o envio/recebimento de documentos originais, o tempo para consularização pode levar dias ou até uma semana.

Onde é possível fazer a chancela árabe?

Com base nos padrões internacionais aceitos pelos países árabes, a ACITEC – Associação Comercial, Industrial e Tecnológica desenvolveu um processo rápido e menos oneroso para a legalização consular. Já há clientes atendidos que notaram uma redução de 30% nos custos com a certificação e ganho de 1 semana no processo de chancela de documentos.

A ACITEC fica localizada em Curitiba-PR e, dentre outros serviços, emite Certificados de Origem não preferenciais para exportação.

Em 2022 lançou um sistema exclusivo de emissão de certificados, o COMEFEX e em apenas um ano já foram emitidos mais de 4 mil certificados para mais de 70 países.

Os documentos certificados pela ACITEC podem ser verificados de forma online pelo importador, garantindo segurança e confiabilidade.

Quer saber mais sobre o serviço de Chancela Árabe da ACITEC?

Nossa equipe está disponível para tirar suas dúvidas pelo whatsapp +55 41 99735-3100  ou através do e-mail comex@acitec.org.br

ACITEC