Endereço
Prof. João Mazzarotto, 755, Curitiba, PR, Brasil

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 8h- 17h

Certificado de Origem para exportação: O que é e quem emite

  Quer saber mais sobre o Certificado de Origem para a exportação? Vem conferir!

Se você já está prestes a exportar ou já está embarcando sua mercadoria para o exterior deve ter se deparado com a necessidade de emitir o Certificado de Origem.

Ele é um dos documentos usados na exportação e deve entrar no seu checklist toda a vez que vender para fora do país.

Mas vamos ao que interessa: afinal de contas, o que é o Certificado de Origem? Continue lendo e vamos te explicar.

 

O que significa Certificado de Origem?

Basicamente o Certificado de Origem para exportação é um documento que atesta onde e como um produto foi produzido, além de trazer informações importantes sobre a origem dos insumos utilizados, sua classificação fiscal e o processo produtivo envolvido.

 

E porque ele é importante?

Como no mercado brasileiro, fora do país também existe concorrência desleal e este documento foi criado como um mecanismo para proteger os produtos comercializados entre países que possuem acordos comerciais entre si.

 

Quer um exemplo?

No Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai celebram acordos de comércio para que a compra e venda de produtos produzidos em um desses países seja mais atrativa em relação aos produtos de outros lugares do mundo. 

 

Mas como ter certeza que um produto foi fabricado no Brasil e não na China? 

Esse é o ponto que queremos chegar!

 

O Certificado de Origem para exportação tem essa finalidade não apenas para o Mercosul mas também para todos os outros acordos comerciais que o Brasil faz parte.

 

Confira abaixo um exemplo do que é o Certificado de Origem para a exportação.

Ilustrar como é o modelo de um certificado de origem para exportação

 

E para dar segurança aos órgãos envolvidos na exportação o Certificado de Origem não pode ser emitido de qualquer jeito, tem várias diretrizes que precisam ser cumpridas, vamos esclarecer isso no próximo tópico, vamos lá!

 

Quem emite o documento de origem?

No intuito de garantir que as informações contidas no Certificado de Origem para exportação são confiáveis foram definidas várias regras para sua emissão, desde quem pode emitir o documento até mesmo a forma como deve ser preenchido.

 

No Brasil as emissões são feitas por entidades de classe da indústria, comércio e serviços, como é o caso da ACITEC – Associação Comercial, Industrial e Tecnológica de Curitiba.

 

O documento é emitido pelas empresas exportadoras ou pelo despachante aduaneiro. Nosso papel como agente emissor é facilitar o dia a dia de quem utiliza este serviço e dar todo suporte necessário para que o Certificado de Origem para exportação seja emitido corretamente e o mais rápido possível.

 

Para isso, somos a única entidade no Brasil com um sistema exclusivo que utiliza Inteligência Artificial para agilizar o processo de emissão.

 

Além disso, a emissão é 100% digital e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil, sem contar o suporte ágil e especializado para tirar todas as dúvidas.

 

Certificado de Origem é na ACITEC

Somos uma Associação Comercial localizada em Curitiba-PR que, dentre outros serviços,  emite Certificados de Origem não preferenciais para exportação.

 

Em 2022 lançamos nosso sistema exclusivo de emissão de certificados, o COMEFEX e em apenas um ano já foram emitidos mais de 4 mil certificados para mais de 80 países.

 

Se você está precisando emitir o documento ou irá precisar em breve, confira o próximo tópico com todos os detalhes sobre como obter o Certificado de Origem.

 

Como obter o Certificado de Origem para exportação?

Para obter o Certificado de Origem é necessário um rápido cadastro para acessar nosso sistema de emissão, o COMEFEX

 

Você pode se cadastrar rapidamente clicando aqui ou se surgir alguma dúvida pode entrar em contato conosco pelo whatsapp +55 41 99735-3100.

 

ACITEC