Endereço
Prof. João Mazzarotto, 755, Curitiba, PR, Brasil
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 8h- 17h
Mercosul aprova reconhecimento de assinatura digital
Entenda o que muda na prática com a aprovação do reconhecimento de assinatura digital a nível do Mercosul pelo Senado brasileiro.
O processo que permite utilizar documentos assinados digitalmente em todos os países do bloco econômico Mercosul iniciou em 2019 e agora foi aprovado no Senado Federal por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 929, de 2021.
Continue lendo para entender como essa mudança funcionará na prática e ajudará empresas e cidadãos.
O que é o acordo de reconhecimento da assinatura digital no Mercosul?
O acordo de reconhecimento da assinatura digital no Mercosul estipula a validação dos certificados de assinatura digital emitidos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, garantindo a mesma validade das assinaturas feitas à mão.
O objetivo deste acordo é padronizar as práticas de certificação entre os países do bloco e garantir a segurança e eficácia dos certificados de assinatura digital, além de promover auditorias nos provedores de serviços de certificação.
No Brasil, o ITI, vinculado à Casa Civil, foi designado como responsável por coordenar o acordo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Assinado em Bento Gonçalves no ano de 2019, o acordo foi reconhecido primeiramente pelo Uruguai, seguido pela Argentina e pelo Paraguai, restando apenas a ratificação por parte do Brasil.
Em 2 de abril de 2024 o Senado Federal brasileiro aprovou o projeto (PDL 929/2021), ratificando o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul no Brasil. O último passo é a promulgação do texto pelo Congresso Nacional.
Quais as vantagens do reconhecimento da assinatura digital no Mercosul?
Os benefícios do acordo para os países do Mercosul são:
– Facilitação do intercâmbio de documentos fiscais e aduaneiros;
– Mecanismo para facilitar que empresas dos diferentes países do bloco firmem contratos entre si;
– Aprimoramento na rastreabilidade de produtos de livre comércio;
– Menos burocracias devido ao reconhecimento automático de documentos eletrônicos gerados a partir de certificados digitais nas estruturas oficiais de cada nação.
Com o compartilhamento de documentos eletrônicos emitidos por entidades públicas dos países associados, a vida dos cidadãos será simplificada ao comprovar uma variedade de situações cotidianas, como certidões trabalhistas, declarações e diplomas, todos em formato digital.
Como o uso da assinatura digital no Mercosul acontecerá na prática?
A assinatura de documentos de forma digital requer uma infraestrutura credenciada em qualquer um dos países membros para fornecer certificados digitais para a assinatura.
Na prática, as empresas e pessoas de qualquer um dos países do Mercosul poderão usar o certificado digital para firmar documentos sem burocracia. Os documentos, validados com o certificado digital aprovado pelos países do bloco, têm validade legal, assegurando a autenticidade do signatário de acordo com as legislações nacionais.
Os empresários brasileiros no Mercosul terão processos simplificados para validar propostas, orçamentos comerciais e firmar contratos com empresas vizinhas.
A preocupação com a identidade das partes envolvidas se tornará supérflua, pois a autenticidade e integridade das transações e documentos eletrônicos serão garantidas com eficácia probatória e jurídica, desde que as mensagens e documentos sejam assinados por meio de certificado digital reconhecido pelos países.
Você já possui certificado digital?
Para usufruir dos benefícios que citamos acima será necessário possuir um certificado digital.
Para emiti-lo, o processo é rápido e acessível a todos.
Clique aqui e adquira agora mesmo seu certificado digital com desconto da ACITEC.
Time Comex
Associação Comercial, Industrial e Tecnológica de Curitiba – ACITEC
R. Presidente Faria, 51, Centro, Curitiba, PR – Brasil
Phone/Whatsapp: +55 41 9 9197-3100