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O que é o Certificado de Origem COD?

O que é o Certificado de Origem COD?

Você já ouviu falar no Certificado de Origem Digital (COD)? Saiba mais sobre ele neste artigo

O Certificado de Origem é um documento utilizado nas exportações para atestar a procedência das mercadorias de um determinado país. 

Com a evolução da tecnologia, o Certificado de Origem em papel é algo que vai ficando no passado para dar espaço a uma versão 100% digital.

O Certificado de Origem COD representa essa evolução tecnológica, introduzindo a modalidade digital do documento, visando facilitar e agilizar as operações de comércio exterior.

O que é COD no comércio exterior?

O Certificado de Origem Digital (COD) é utilizado para comprovar a origem de um produto e garantir que o mesmo tenha acesso a benefícios estabelecidos por acordos comerciais entre os países.

Este formato passou a ser usado em 2017 pelo Brasil e por seus principais parceiros da América do Sul e representa uma evolução do Certificado de Origem em papel.

Seu diferencial é permitir a assinatura digital, tanto da entidade emissora, quanto da empresa exportadora sem perder a autenticidade. O COD é altamente confiável, pois atende rígidos padrões de segurança internacional.

O que muitas empresas e profissionais que atuam no comércio exterior ainda não sabem é que é possível desfrutar dos benefícios do Certificado de Origem Digital não apenas ao vender para a América do Sul, mas também para outros países mundo afora. Continue lendo para entender.

Certificado de Origem Digital X COD: qual a diferença?

Além do Certificado de Origem Digital (COD), existe o Certificado de Origem Digital que, apesar de oferecer os mesmos benefícios, são distintos entre si.

O Certificado de Origem Digital (COD) é a versão digital do certificado de origem físico usado nas exportações para os países da América Latina.

O Certificado de Origem Digital é uma inovação desenvolvida pela Associação Comercial, Industrial e Tecnológica – ACITEC, que permite emitir Certificados de Origem não preferenciais para vários países no mundo.

O Certificado de Origem Digital da ACITEC é o único emitido para países fora da América do Sul a usar formato 100% digital que permite emiti-lo de qualquer lugar do Brasil, sem se preocupar com retiradas e coleta de assinaturas.

Outra vantagem é o uso exclusivo de Inteligência Artificial no processo de análise e aprovação, garantindo mais segurança, menos retrabalho e a possibilidade de emitir o documento 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Ao usar o Certificado de Origem Digital da ACITEC você poderá emitir o documento em segundos e, na sequência, enviá-lo para seu cliente em qualquer parte do mundo.

Para garantir a validade e autenticidade deste formato, a ACITEC conta com:

Guilhoche

Linhas exclusivas e personalizadas inseridas nos Certificados de Origem Digital da ACITEC, o Guilhoche evita a falsificação sobre qualquer alteração nos elementos internos dos Certificados de Origem.

QR Code

A ACITEC possui a autorização do Governo Federal Brasileiro para a utilização do QR Code em todos os Certificados de Origem emitidos pela ACITEC.

Número Rastreável

Permite consulta no site da ACITEC para verificação se o mesmo tem a autenticidade gerada pela associação. 

Quer saber mais sobre os benefícios do Certificado Digital da ACITEC? Clique aqui.

Na sequência iremos falar sobre como emitir o Certificado de Origem Digital, vamos lá?

Como emitir o Certificado de Origem Digital?

O Certificado de Origem Digital da ACITEC é emitido seguindo apenas 10 passos:

Etapa 1: Login no sistema

O primeiro passo é acessar a plataforma e digitar seu usuário (e-mail) e senha

Etapa 2: Criar um novo certificado

Escolha o país e modelo de formulário

Etapa 3: Selecione o exportador

Selecione o exportador e clique em salvar

Etapa 4: Inclua os dados da fatura

Etapa 5: Anexe a fatura comercial e clique em salvar

Etapa 6: Inclua os dados do produtor

Etapa 7: Inclua os dados do importador e consignatário, se houver

Etapa 8: Incluir os dados da mercadoria e de transporte

Etapa 9: Incluir observações

Nesta etapa você pode salvar os Dados e manter no rascunho para aprovação do importador ou enviar diretamente para análise

Etapa 10: Envio para o importador

Após aprovado, o certificado pode ser baixado e enviado por email ou também pode ser impresso

Se você ainda não tem um cadastro no sistema da ACITEC, o COMEFEX,  você pode se cadastrar agora clicando aqui.

Vale ressaltar que na ACITEC é possível emitir certificados não preferenciais para mais de 200 países. Os modelos emitidos são: Comum, Comum 2, Comum Árabe, Livre Venda, Procedência e BL.

Quer saber mais? Entre em contato conosco da ACITEC e descubra um novo mundo mais rápido, melhor e eficiente dos Certificados de Origem!

Você atua na área de comércio exterior e quer continuar por dentro de novidades como esta? Siga o instagram da ACITEC: @acitec.org.br

Time Comex

Associação Comercial, Industrial e Tecnológica de Curitiba – ACITEC 

R. Presidente Faria, 51, Centro, Curitiba, PR – Brasil

Phone/Whatsapp: +55 41 9 9197-3100

Loraine Carneiro